Instalação de Ar condicionado

Instalação de Ar condicionado

Instalação de Ar Condicionado

Nos últimos anos tivemos as temperaturas mais quentes do mundo, segundo dados do Cptec – (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). As temperaturas altíssimas ocorridas no início deste ano em todo o país impulsionaram a venda de aparelhos de ar condicionado, e consequentemente, o tempo das filas de espera por instalação aumentou. O resultado é que os sistemas vêm sendo instalados por leigos, sem o acompanhamento técnico devido.

split12Diversos problemas podem surgir como: perda da garantia do equipamento, diminuição da vida útil, menor eficiência frigorígena, maior consumo de energia, entre outros mais graves, como o vazamento de fluido refrigerante, sobrecarga, curto circuito e até mesmo princípio de fogo na rede elétrica, por exemplo. Em alguns casos, os instaladores chegam a romper ferros de vigas de concreto, comprometendo muitas vezes a integridade da edificação. Outro caso comum é o excesso de peso em cima de platibandas, lajes e telhados.

Levando em consideração o risco que o mau funcionamento de um sistema de refrigeração pode causar, seja devido ao dimensionamento ineficiente, instalação inadequada ou a manutenção precária, nada mais consciente do que procurar por um profissional habilitado para se responsabilizar por estes serviços.

A Instalação de Ar Condicionado e suas capacidades

Independente da potência dos aparelhos, a instalação e/ou manutenção só poderá ser realizada por empresa habilitada

Instalação de Ar Condicionado, pessoas habilitadas

split232Os profissionais legalmente habilitados são o Engenheiro Mecânico e /ou o Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado, o mecânico de refrigeração, há uma variedade muito grande de titulações hoje, então se considera, além desses, os demais profissionais do sistema que comprovarem formação na área por meio da grade curricular e ementa das disciplinas cursadas, seja em seu curso feito de forma avulsa, técnico, de tecnologia ou de engenharia.

Instalação de Ar Condicionado, ART
Quanto à obrigatoriedade do recolhimento da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, para não onerar as empresas em pequenas instalações, a mesma só é cobrada nos contratos em que a potência dos aparelhos totalize 5TR (60.000BTUs/h) ou mais.

A Correta Instalação de Ar Condicionado
Para uma correta instalação de um sistema de climatização, devem ser observadas as seguintes medidas:

-Localização do(s) aparelho(s) no recinto;
-Descarga do ar de insuflamento;
-Espaço para circulação de ar na entrada e saída do condensador;
-Localização e dimensionamento do ponto de energia elétrica;
– Cálculo de perda térmica do recinto para dimensionamento do(s) equipamento(s);
– Localização do dreno do condensador.

Instalação de Ar Condicionado materiais

A utilização de materiais de qualidade também assegura uma instalação adequada, tal como o uso de tubulação de cobre, suporte de boa qualidade, cabos PP de interligação padrão Inmetro entre outros.

Após a Instalação de Ar Condicionado deve-se

HigienizaçãoEm relação à manutenção do sistema de refrigeração, o acompanhamento profissional é também imprescindível.  Por reunir componentes eletromecânicos e sistemas térmicos, o sistema exige conhecimentos específicos na área, e a manutenção deve ser realizada com certa freqüência, ao menos uma vez ao ano contate seu instalador, e solicite uma manutenção preventiva, que consiste na limpeza de filtros, serpentina, a calibragem do gás refrigerante entre outros.

Essa providência além de fazer bem ao ar respirado no ambiente, aumentará a vida útil do seu aparelho de ar condicionado.

Em Porto Alegre e região conte com a Multisplit, nossos profissionais estarão prontos para lhe atender e lhe proporcionar a melhor solução em refrigeração.

Instalação de Ar condicionado

Att.

Leandro Soares

Multisplit Refrigeração

(51) 9 9685 9998

Artigos Relacionados

Os comentários estão fechados

×
Olá!